Morro de São Paulo

Monumentos Históricos no Conde

 

Vila do Conde-BA: Igreja de Nossa Nenhora do Monte será elevada a Santuário Mariano da Diocesea

 

........................Igreja de Nossa Senhora do Monte. Acontece de 30/08 a 08/09 a preparação da festa da Padroeira Nossa Senhora do Monte, na Vila do Conde, e elevação da igreja a Santuário Mariano da Diocese com o tema "Deus vos salve, Virgem, santuário da Santíssima Trindade". Os festejos estão sendo organizados pelo pároco, Pe. Jorge Pettinger, pelo vigário paroquial, Pe. Marivaldo Melo e o Conselho Pastoral Paroquial.

O dia da festa será no dia 8 de setembro, festa de Nossa Senhora do Monte. A missa festiva será presidida pelo bispo de Alagoinhas, Dom Paulo Romeu. O programa da festa conta com alvorada, realização de batizados e procissão de encerramento.

 

Histórico da Vila do Monte

Os jesuítas que chegaram à Bahia com o terceiro governador geral do Brasil, Mem de Sá, encontraram na foz do rio Itapicuru, ao norte de Salvador, os nativos Tupinambás, habitantes do local. Em 1621, Garcia D’Ávila, o Senhor da Casa da Torre, concedeu em testamento a sesmaria aos jesuítas, que construíram no local a Capela de Nossa Senhora do Monte. O local passou a chamar-se Itapicuru de Baixo.

No século seguinte, a sesmaria dos jesuítas ganhou status de Freguesia, recebendo o nome de Nossa Senhora do Monte do Itapicuru da Praia. Finalmente, em 1806, por ordem do Conde dos Arcos, a Freguesia foi elevada à categoria de Vila. Por esta razão, o município chama-se Conde; a sede municipal - Vila do Conde; e a localidade turística, Sítio do Conde.

 


Igreja Matriz do Conde


 

News Letter

CADASTRE SEU E-MAIL
E RECEBA CORRESPONDÊNCIA COM PROMOÇÕES

 

Horóscopo do Dia

 

publicidade

.

tempo
enquete
Você gostou da cidade?
Sim.
Não.

 

 

puiblicidade

 

 

buscar


contato@tvdonordeste.com.br
Salvador - Bahia - Brasil

© 2018* All rights reserved - Tv Nordeste