Morro de São Paulo

Cultura no Conde

 

Grupos folclóricos é a marca da cultura da Bahia

Ensinamentos das danças são passadas de pai para filho

.....

As manifestações populares e as apresentações folclóricas são uma marca da cultura baiana e estão atreladas ao cotidiano do estado. Mantendo a tradição cultural, um grupo de Guerreiro e outro de Cacumbi fizeram parte da programação da segunda noite do Verão da Bahia.

Segundo a coordenadora dos grupos folclóricos na Bahia, o ‘Guerreiro’ formado por 30 pessoas e os ensinamentos são passados de pai para filho. “Como já é uma tradição eles se reúnem pelo menos uma vez por mês para ensaiarem, mas é uma pena que esse tipo de grupo está em extinção no estado”, lamentou.

O Guerreiro é composto por uma seqüência de cantos e danças que são apresentadas de acordo com os personagens de cada grupo, sendo um dos pontos culminantes a luta de espadas, travada entre o Mestre e o índio Peri. Os principais personagens do Guerreiro, além do Mestre, que comanda as apresentações, e do índio Peri, são: o Embaixador, a Rainha, Lira, o Palhaço e os Vassalos. Os instrumentos que acompanham o grupo são sanfona, pandeiro, triângulo e tambor. Destacam-se os trajes coloridos e ricamente enfeitados.

 

 


Já sobre o Cacumbi, o vestuário usado pelos participantes do grupo. “As roupas deles são diferenciadas e segue uma tradição da época colonial”, explicou apontando para as camisas listradas dos homens. Seus personagens são o Mestre, o Contra-Mestre os dançadores e cantadores; o grupo é composto exclusivamente por homens. Os componentes vestem calça branca, camisa amarela e chapéus enfeitados com fitas, espelhos e laços.

A coordenadora de grupos folclóricos disse ainda que o ritmo é forte, é som marcante e o apito que coordena a mudança dos passos. Os instrumentos que acompanham o grupo são: cuíca, pandeiro, reco-reco, caixa e ganzá

 

 

 

 

 

News Letter

CADASTRE SEU E-MAIL
E RECEBA CORRESPONDÊNCIA COM PROMOÇÕES

 

Horóscopo do Dia

 

publicidade

.

tempo
enquete
Você gostou da cidade?
Sim.
Não.

 

 

puiblicidade

 

 

buscar


contato@tvdonordeste.com.br
Salvador - Bahia - Brasil

© 2018* All rights reserved - Tv Nordeste