Morro de São Paulo

Comentários de Jorge Amado

     

O povo é doce, acolhedor e ruidoso, mas também dotado de certa timidez, fruto da mistura de portugueses e negros.


    Fogosa pastora de cabras e namoradora de homens, a adolescente Tieta é surrada pelo pai e expulsa de Santana do Agreste graças à delação de suas aventuras eróticas por parte da irmã mais velha, a pudica e reprimida Perpétua. Um quarto de século depois, rica quarentona, Tieta retorna em triunfo ao vilarejo, no interior da Bahia. Com dinheiro e influência política, ajuda a família e traz benefícios à comunidade, entre eles a luz elétrica.
Para os parentes e amigos de Agreste, Tieta enriqueceu no sul ao se casar com um industrial e comendador. Mas aos poucos o narrador vai plantando no leitor a dúvida, o descrédito, até revelar a história oculta da protagonista: Tieta se prostituíra e virara cafetina em São Paulo, razão de sua riqueza e de seu trânsito entre os poderosos. Nesse acerto de contas com o passado, ela acaba se envolvendo na acirrada disputa em torno do futuro do lugarejo.
Publicado em 1977, o romance foi adaptado com sucesso para a televisão e o cinema. A narrativa descontínua, feita de avanços, recuos e mudanças do ponto de vista, atesta a maturidade literária de Jorge Amado e mantém até hoje o impacto e o frescor.

 

A obra é um livro literario, que mstra a crueldade e inginoância dos pais juntamente com a 0inveja e crelade de sua irmã, e o mais importante que tieta deu volta por cima e voltou a sua cidade com seu poder economico resolvido.

 

Comentários

..........Tieta do Agreste é umas das obras de Jorge Amado que mais admiro. Já a li umas cinco vezes e não canso de me entregar à narrativa que me faz viajar à Santana do Agreste e me sentir entre as persoangens, andar pelas ruas, tomar banho no rio, passear em Mangue Seco e sentir o gosto e o cheiro da comida baiana. Jorge Amado é dos pouquíssimos autores que nos acorda os sentidos e deixa-nos entrar dentro da história. Além da denúncia social, o romance diverte com personagens inesquecíveis e tão humanos.


 

 

     Uma obra com personagens marcantes; uma denúncia social, moral, comportamental.

 

..........O Jorge Amado soube unir vários elementos num único painel, capaz de nos fazer refletir sobre o nosso mundo de valores distorcidos e sobre o mundo pelo qual vivemos (o meio ambiente).A poluição de dióxido de carbono pela industrialização em Santana do Agreste já existia na hipocrisia de seus moradores com pensamentos retrógrados. A obra é uma crítica e um alerta sob muitos prismas e questões. E, como não poderia ser, Jorge Amado mais uma vez polemiza com sua personagem Tieta que se torna uma santa e uma pecadora. Será a humanidade isenta de ser assim?

 

News Letter

CADASTRE SEU E-MAIL
E RECEBA CORRESPONDÊNCIA COM PROMOÇÕES

 

Horóscopo do Dia

 

publicidade

.

tempo
enquete
Você gostou da cidade?
Sim.
Não.

 

 

puiblicidade

 

 

buscar


contato@tvdonordeste.com.br
Salvador - Bahia - Brasil

© 2018* All rights reserved - Tv Nordeste